Facebook informou nesta quarta-feira (26) aumento de 71% no lucro trimestral, à medida que os esforços da gigante de redes sociais em vídeos ajudaram a impulsionar o modelo de negócios baseado em anúncios para dispositivos móveis.
O lucro líquido aumentou para US$ 3,89 bilhões, ou US$ 1,32 por ação, no segundo trimestre, ante US$ 2,28 bilhões, ou US$ 0,78 por ação, em um ano antes.
A receita total cresceu 44,8% para US$ 9,32 bilhões. Os analistas estimaram ganhos de US$ 1,13 por ação e receita de US$ 9,20 bilhões, segundo a Thomson Reuters.
O Facebook informou que atingiu a cifra de 2,01 bilhões de usuários por mês entre os meses de abril e junho, o que representa alta de 17% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
“No segmento móvel temos continuado a ver grande fortalecimento”, disse o diretor-financeiro do Facebook, David Wehner. “Temos visto cada vez mais dólares em anúncios alocados para o segmento móvel, e achamos que a tendência vai continuar.”
A receita com anúncios para dispositivos móveis representou por 87% da receita total de publicidade da companhia, que totalizou US$ 9,16 bilhões, alta frente aos 84% na comparação anual.
A média esperada pelos analistas para a receita total em publicidade era de US$ 9,02 bilhões, segundo a empresa de dados e análises FactSet.
“Claramente, o principal motor de crescimento é, de modo geral, o feed de notícias do Facebook”, disse Wehner. “O Instagram está fazendo uma contribuição, uma contribuição crescente.”
O Facebook espera gerar US$ 36,29 bilhões em receita liquida de publicidade digital este ano, um salto de 35% em relação a 2016, de acordo com a eMarketer.
Investidores, no entanto, querem que a rede social encontre fontes adicionais de receitas, alegando que a companhia está perto do limite máximo de anúncios no feed de notícias, o que pode desacelerar o crescimento. Até o momento, no entanto, esses alertas ainda não se concretizaram.
O Facebook está testando a introdução de anúncios no seu serviço de mensagens Messenger e examinando como pode monetizar o aplicativo correlato Whatsapp, o qual, segundo a empresa, tem um bilhão de usuários diários.
O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, disse a analistas em uma teleconferência que a companhia ainda estava nos estágios iniciais de monetizar esses serviços.
“Quero nos ver mover um pouco mais rápido aqui, mas estou confiante que vamos acertar isso no longo prazo”, disse ele. A expansão de vídeo online será outra fonte para anúncios, disse Zuckerberg.
Fonte: Globo Tecnologias